São João del Rei – MG

São João del Rei é uma cidade localizada numa região chamada Campos dos Vertentes, no sudeste de Minas Gerais, que é um pólo turístico juntamente com Tiradentes. É uma cidade singular que mistura a modernidade com a preservação de suas tradições na arquitetura barroca das casas, festas religiosas e na rica gastronomia.

Atrativos

Igreja de São Francisco de Assis

Fachada Igreja de São Francisco de Assis – Foto: Glauco Umbelino/Flickr

Numa das praças mais bonitas de São João del Rei ela está lá, imponente, encantando turistas e viajantes: a Igreja de São Francisco de Assis, um dos principais marcos da arquitetura colonial mineira. Emoldurada por palmeiras imperiais e cercada de jardins, com torres circulares de sinos e ornamentos esculpidos em pedra-sabão, a igreja é um dos mais belos atrativos oferecidos aos visitantes pelo circuito das cidades históricas de Minas Gerais.

Catedral Nossa Senhora do Pilar

Interior Catedral Nossa Senhora do Pilar – Foto: Adriano Rodrigues/Flickr

A imponente construção é datada de 1721. Além das características tipicamente barrocas, tem como destaque a imagem de Nossa Senhora do Pilar. Seu interior tem características do barroco mineiro e suas pinturas são banhadas a ouro. A igreja também conta com duas famosas telas que lembram Leonardo da Vinci, importadas de Portugal, em 1730.

Memorial Tancredo Neves

Memorial Tancredo Neves -Foto: Lucas Carvalho/Flickr

O acervo com fotos, documentos, cartas, diplomas, jornais e painéis explicativos traça um panorama cronológico sobre a vida do político Tancredo Neves, desde sua infância em São João del Rei até o ingresso na vida pública. Os pontos altos da visita são a sala onde está reproduzido, com mobiliário original, o escritório de Tancredo no Solar dos Neves, e o último ambiente, que exibe a máscara mortuária e capas de jornais sobre a morte do então presidente eleito do Brasil.

Melhores Restaurantes em São João del Rei

Restaurante Dedo de Moça

O Dedo de Moça oferece a tradicional culinária mineira com requinte, originalidade e um toque contemporâneo. A apresentação dos pratos é impecável e elegante. Iniciando suas atividades em 2011 e, na época, foi o primeiro restaurante à la carte da cidade. Fica a apenas uma quadra da bela igreja de São Francisco de Assis.

Tem uma pegada super inovadora da cozinha brasileira e sempre procura valorizar os ingredientes e produtores locais. Já conquistou vários prêmios no Festival Happy Hour, entre eles o de Melhor Prato da Casa e Melhor Atendimento, além de ter o Certificado de Excelência do Trip Advisor.

Endereço: Rua Aureliano Mourão, 101 Centro – São João del Rei – MG – Tel.: (32) 3371-762
Funcionamento: Aberto de segunda a segunda, de 11h30 as 16h e de 18h30 as 24h.

Taberna d’Omar

Na Taberna d’Omar se degusta, e também se compra o que de mais delicado e refinado existe para o paladar de quem procura uma pausa. Cervejas artesanais, cachacinhas especiais, drinks, chás orientais, sucos, petiscos e até mesmo o irrecusável cafezinho, que é a bebida preferida de muitos.
Na sua proposta de ser útil a quem tem fome e sede de algo mais do que alimento para o corpo, a taberna, além do seu horário noturno, costuma ficar aberta em horas diurnas incomuns para bares, bistrôs e cafés em São João del-Rei. Como por exemplo, nas tardes e anoiteceres de domingo.

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 242A – Centro, São João Del Rei – MG (32) 3373-2709.

Restaurante Colher de Pau

O restaurante Colher de Pau fica bem próximo à Estação Ferroviária. Se você veio de Tiradentes no passeio de Maria Fumaça, visite o Museu Ferroviário dentro da estação e já passe ali, para forrar o estômago e ter forças para bater perna.

Endereço: Rua Maria Tereza, 96, Centro – São João del Rei (32) 3371-7125
Funcionamento: Segunda a sábado: 11h00min às 14h30min / Domingos e feriados: 11h30min às 15h00min.

Dicas do Vem Brasil

-Não esqueça de visitar e contemplar o casario colonial espalhado pelas praças e largos do Centro Histórico.

– Visite a Ponte do Rosário, localizada no centro da cidade, a construção secular da Ponte do Rosário, chama atenção de quem passa – é marca registrada por muitos, como um dos mais belos cartões postais de São João del Rei.

– Próxima ao Largo do Rosário, encontra-se a Rua de Santo Antônio, mais conhecida como a Rua das Casas Tortas (antigo caminho dos bandeirantes). A rua abriga casas centenárias de arquitetura colonial. Aproveite para visitá-la.
Gostou do nosso artigo? Conheça os lugares para viajar no Brasil aqui em nosso site e pacotes com ótimos preços para sua viagem!

Aproveite também nossos pacotes de passeios, viagens, hospedagens e muito mais. Compre seu pacote aqui.


Programe sua viagem

Você sabia que ao comprar diretamente do nosso site nós ganhamos uma comissão? O mais legal é que você não paga a mais por isso e ainda nos ajuda a fazer mais artigos de qualidade. Então vamos lá? Só clicar nos links e reservar.

✈ Passagem aérea: CVC, Submarino, Decolar e Latam

🚙 Aluguel de carro: Localiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *