Olinda – Pernambuco

Olinda é uma cidade que preserva até hoje as heranças coloniais deixadas pelos portugueses e holandeses. Como marca de seus colonizadores restam suas ladeiras tomadas por igrejas, ateliês e restaurantes e o bairro do Recife Antigo, hoje restaurado, colorido e movimentado.

Olinda é Tombada como Patrimônio Cultural Mundial. Possui belas construções, mirantes e galerias de arte, que encantam seus visitantes juntamente com pôr do sol de encantar a qualquer um, sua cultura, arte e festas típicas regionais que a deixa ainda mais rica e bela.

Cultura

O frevo predomina no Carnaval da cidade, um dos mais desejados do Brasil na época de carnaval e que leva um estilo caracterizado por bonecos gigantes e muitas danças nas ruas que envolvem pessoas de qualquer idade e disposição.

Olinda leva um pouco de cada região do Nordeste em seus arredores. No quesito praias, a praia de Boa Viagem reúne pessoas da própria região e turistas. Quem busca sossego pode seguir para o Norte e curtir as águas mansas de Maria Farinha e Itamaracá ao Sul encontram-se os encantos de Cabo de Santo Agostinho e Porto de Galinhas.

Para se conhecer um pouco de história do Brasil Colônia, basta somente caminhar a pé pelas ladeiras de Olinda. Igrejas e conjuntos arquitetônicos remetem ao período em que portugueses e holandeses disputaram o estratégico território.

Pontos Turísticos

A Praia de Boa Viagem tem sido um ponto de encontro de pessoas de todas as idades e classes sociais. Esta praia possui ao todo 7 km de extensão com areias claras, águas verdejantes, coqueiros formando em piscinas naturais. Em seu calçadão, há quiosques, pista de Cooper, chuveiros, quadras de vôlei e equipamentos para musculação. Devido à presença de tubarões os mergulhos são permitidos apenas nas áreas protegida por recifes naturais e o surf não é permitido.

O Pôr do sol no Alto da Sé é perfeito! Da para assistir a este lindo espetáculo natural saboreando um queijo coalho ou uma tapioca de massa fininha nas muitas barraquinhas montadas no pátio da Catedral, a igreja mais importante de Olinda, com altares folheados a ouro, azulejos portugueses e onde está o túmulo de D. Hélder Câmara, ex-arcebispo da cidade.

Elevador panorâmico e mirante da Caixa D’água da Sé foram inaugurados em 2011 e são os mais novos pontos turísticos do Sítio Histórico. A 20 metros do solo, o mirante descortina uma visão de 360 graus de Olinda assim como o elevador. A viagem é gratuita e pode ser feita das 14h às 17h.

Gastronomia

Olinda é conhecida como um dos melhores e maiores polos gastronômicos do Nordeste. Além dos pratos variados típicos da cultura pernambucana com receitas que levam frutos do mar. Vale a pena saborear as sobremesas como o cartola (banana frita com queijo manteiga e canela) e o bolo de rolo (massa bem fina de pão de ló enrolada e recheada com goiabada derretida). E todo este requinte gastronômico, pode ser experimentado na Rua do Amparo e as tapiocas típicas da região devem ser experimentadas no Alto da Sé.

Como Olinda e Recife são separadas apenas por 7 km de distância. Da para planejar sua viagem de forma a conhecer as duas cidades. Uma das sugestões é aproveitar a vida noturna em Recife e nos seus bairros boêmios como Recife Antigo e Boa Viagem que reúne diversos bares e casas noturnas.  No centro histórico, o movimento se concentra nos bares com música ao vivo que vão de estilos variados ao Burburinho, a Casa da Moeda, a Confraria do Mar e o Downtown Pub.

Já o Paço do Frevo fica em um belíssimo casarão no Bairro do Recife, onde é possível experimentar o Carnaval pernambucano durante o ano todo. É possível conhecer a história, as agremiações e os personagens do frevo através de mostras temporárias. No Centro de Documentação, o ritmo é apresentado através de vídeos seguidos por ordem cronológica. Fique atento à programação cultural do espaço, pois sempre tem diversos tipos de apresentações, trupes e orquestras de frevo.

Ficou com vontade de conhecer estes pontos turísticos de perto? Confira aqui em nosso site os melhores destinos Brasil que temos para te oferecer e baixe também nosso aplicativo. Aproveite também nossos pacotes de passeios, viagens, hospedagens e muito mais. Compre seu pacote aqui.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *