Floripa Jurerê

A Praia de Jurerê Internacional é uma das áreas mais nobres de Floripa e um dos destinos mais procurados no verão brasileiro. O bairro possui ótima estrutura para receber os turistas, com estacionamentos, restaurantes, lojas, hotéis e uma extensa faixa de areia. Pode ser visitado por quem quer apenas curtir a praia como também por quem está em busca de muito agito nas baladas e beach clubs que lá se encontram.

Localizada no Norte da Ilha, cerca de 25 km do centro da cidade de Florianópolis e 32 km do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. O caminho para acessá-la é a rodovia SC-401, que liga a região central aos bairros e praias do Norte da Ilha.

Para visitar esta praia você poderá ir de ônibus, táxi ou até mesmo alugar um carro. Para ir de ônibus é preciso pegar uma linha no terminal do centro (TICEN) ou no terminal do bairro Trindade (TITRI) até o terminal de Santo Antônio de Lisboa (TISAN) e depois trocar de ônibus pegando a linha que segue para Jurerê. Outra opção, partindo do centro, é pegar um ônibus executivo (amarelinho), que parte do Terminal Cidade de Florianópolis e segue direto a Jurerê, porém com tarifas mais elevadas em relação ao ônibus comum. Os ônibus em Jurerê possuem pontos de parada na avenida principal, próximos à praia.

Este bairro era conhecido apenas como Jurerê, mas em 1980, cerca da metade do bairro foi transformado em loteamento de luxo. Sendo assim, a área do bairro que passou a ser conhecida por Jurerê Internacional é na verdade um empreendimento imobiliário que pertence ao grupo gaúcho Habitasul. A outra metade do bairro, que não faz parte do negócio, passou a ser chamada localmente de Jurerê Tradicional ou apenas Jurerê.

As duas praias dividem a mesma faixa de areia e hoje em dia, com o desenvolvimento do bairro, é difícil dizer qual é o ponto de divisão entre Jurerê Internacional e Jurerê Tradicional. Sendo, a metade esquerda do bairro é a parte “internacional” e a metade direita à versão “tradicional”.

O bairro de Jurerê Internacional é um loteamento todo planejado, com zonas residenciais e comerciais bem definidas. Grande parte dos terrenos são ocupados por casas, mas em alguns setores do bairro há prédios residenciais com no máximo três ou quatro andares. As ruas possuem muitas arvores e levam o nome de animais marinhos.

A Avenida dos Búzios é uma das principais vias do bairro, fica paralela à praia e dá acesso alguns bolsões de estacionamento que possuem acesso direito à faixa de areia. O estacionamento nestes locais é gratuito.

As praias de Jurerê são ótimas para tomar banho e não oferece riscos. Nos dias sem vento ou de vento sul, a água costuma ficar mais parada e com poucas ondas, mas quando o vento é nordeste e atinge a praia de frente, o mar fica mais agitado e com pequenas ondas, mas nada que impeça de tomar um bom banho de mar.

Um dos atrativos de Jurerê Internacional, além da praia, é fazer um passeio  pelas ruas do bairro para observar as mansões de estruturas grandiosas e jardins perfeitos. As casas não possuem muros, no máximo algumas cercas-vivas. O bairro possui sistema de vigilância com câmeras e seguranças que ficam circulando pelas ruas o tempo todo. Muitas delas valem milhões de reais e estão entre as casas mais caras do país.

No centro do bairro fica o Jurerê Open Shopping, um centro comercial a céu aberto localizado num calçadão junto a prédios residenciais. Nele é possível encontrar cafés, lanchonetes, restaurantes, lojas de roupas e acessórios, farmácia, imobiliárias, brinquedos infantis, caixas eletrônicos, banheiro público, entre outros serviços.

O calçadão do Open Shopping segue em direção à praia acompanhando a lateral do hotel Il Campanário, onde há vários restaurantes e lojas. É um dos principais locais para se passear no final da tarde e à noite em Jurerê.

A hospedagem em Jurerê Internacional é uma das mais caras de Florianópolis. Entre as opções há mansões e apartamentos para alugar, hotéis e pousadas de luxo, além de hospedarias mais básicas. Os hotéis maiores do bairro são o Il Campanario e o Jurerê Beach Village. Na área de Jurerê Tradicional é possível encontrar algumas opções de hospedagem mais simples e com preços mais acessíveis.

Para quem ama uma noite agitada, o point é na beira da praia, junto aos bolsões de estacionamento, onde alguns beach clubs que funcionam como restaurantes mais sofisticados e que costumam se transformar em baladinhas à noite, como o Donna, o 300 Cosmo Beach Club e o Cafe de La Musique.

A praia de Jurerê Internacional é conhecida por sediar uma das melhores baladas do Brasil, atraindo turistas do mundo inteiro em busca de festa e diversão. Entre as várias opções, destacam-se, além das casas mencionadas no parágrafo anterior, o beach club P12, a casa noturna de luxo Milk e o complexo Stage Music Park, que reúne diversas baladas diferentes em um único local, como a Pacha, o Terraza e a exclusiva Posh. As festas costumam acontecer em alta temporada, especialmente no período que vai do Rèveillon ao carnaval. Tendo uma menor frequência no período de baixa temporada.

Dentre as opções de praias estão algumas que são imperdíveis, como a Praia do Forte, que se encontra no canto direito de Jurerê e é acessada por uma estradinha que passa em frente ao beach club P12. No meio do caminho entre as duas praias há uma atração histórica que pode ser visitada, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Vale a pena visitar também a Praia de Canajurê que é uma praia mais tranquila e afastada e as praias que ficam ao norte da ilha.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *