Chapada dos Veadeiros – GO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Localizada no estado de Goiás, abrange vários municípios goianos, entre eles Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante. Os municípios de Alto Paraíso e Cavalgante são os mais procurados e destacam-se por abrigar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com seus mais de 65 mil hectares.

A Chapada dos Veadeiros é um destino fascinante e repleto de atrações. Ideal para amantes do Ecoturismo e aventureiros de plantão, Veadeiros é um destino que realmente vale a visita.

Atrativos

Vale da Lua

O Vale da Lua é um dos principais atrativos da Chapada dos Veadeiros. Suas formações rochosas lembram o solo lunar e atraem milhares de turistas. Sendo considerado como um dos passeios imperdíveis em uma visita a região.

Para chegar ao Vale da Lua a partir da cidade de Alto Paraíso, é preciso percorrer a estrada que vai até o vilarejo de São Jorge. A trilha não apresenta dificuldade, mas é bom utilizar um calçado fechado, de preferencia tênis, ou botas para trilhas.  Ao longo do caminho existem alguns mirantes naturais de onde é possível observar toda a exuberância e beleza da Chapada dos Veadeiros.

Cachoeira Almécegas I e II

Localizadas na Pousada Fazenda São Bento, a 9 km de Alto Paraíso. O Córrego Almécegas percorre campos de flores e buritizais, sua mais bela cachoeira, Almécegas I, cai em forma de véu de noiva a 45 metros de altura em sua piscina de águas verdes.  O lugar é perfeito para a prática de rapel. A Cachoeira Almécegas II tem uma bela queda de 8 metros e grande poço para banho.

Cachoeira do Raizama

Pertinho da vila de São Jorge, a cachoeira do Raizama (ou Salto do Rio Raizama) é uma ótima dica para quem não tem um dia inteiro disponível mas quer aproveitar a região.

De São Jorge até a fazenda onde fica a cachoeira são apenas 3,5 km de estrada de terra. A trilha tem cerca de 2km no total e é circular, com algumas descidas em escadarias, mas nada difícil. Há muitas placas no percurso e dois lugares para banho. A Raizama mesmo é um salto de 40 metros de altura, escondido entre paredões de pedra e só é possível vê-la do alto. Mas você pode se banhar nos trechos do rio que formam piscinas de água corrente entre as pedras.

Dicas do Vem Brasil!

  • Grande parte das cachoeiras fica em propriedades privadas, sendo necessário pagar entrada.
  • Existem trilhas alternativas (mais longas) para algumas cachoeiras, sendo possível entrar de graça.
  • Para conhecer a maioria das cachoeiras não precisa contratar guias, porém há algumas cachoeiras que caso você não tenha experiência com trilhas é recomendável ir com guia. Se informe antes de fazer a trilha.
  • Para quem for de ônibus, o ideal é pedir carona para se locomover. É muito comum as pessoas darem carona . Portanto fica a dica!

Como chegar:

Brasília é a capital mais próxima da Chapada. De carro, pegue a saída para Planaltina/DF (BR-020), rode 41 km e pegue o acesso para a BR-010/GO118 na direção de Alto Paraíso de Goiás, a 167 km. Da rodoviária até Alto Paraíso, são três horas de viagem. De Alto Paraíso a Cavalcante são 91 km pelas asfaltadas GO-118 e GO-241 – mas para conhecer as cachoeiras e mirantes do entorno, roda-se bastante por estradas de terra. De Alto Paraíso até São Jorge são 22 km asfaltados e 14 km de terra pela GO-239.

Gostou do nosso artigo? Conheça os lugares para viajar no Brasil aqui em nosso site e pacotes com ótimos preços para sua viagem!

Aproveite também nossos pacotes de passeios, viagens, hospedagens e muito mais. Compre seu pacote aqui.


Programe sua viagem

Você sabia que ao comprar diretamente do nosso site nós ganhamos uma comissão? O mais legal é que você não paga a mais por isso e ainda nos ajuda a fazer mais artigos de qualidade. Então vamos lá? Só clicar nos links e reservar.

✈ Passagem aérea: CVC, Submarino, Decolar e Latam

1 Resultado

  1. Suelly Mendes disse:

    Lindo, lindo. Amei as dicas, ótimo vocês ressaltarem a necessidade de contratar guias! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *