Chapada Diamantina

Diamantina.  Este maravilhoso destino te espera!

A Chapada Diamantina é conhecida como a única cordilheira do Brasil, local apropriado para turismo, possui um conjunto de serras e montanhas que tiram o fôlego dos amantes da natureza. Situada na Serra do Espinhaço está presente no planalto Atlântico e se estende pelo território baiano e mineiro.

Diamantina possui uma grande diversidade de recursos naturais, chegando a receber da UNESCO o reconhecimento de ser a 7ª reserva da biosfera brasileira.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina possui cachoeiras, grutas, vales e cânions. Este lugar incrível oferece atrativos naturais para os aventureiros: trekking em antigas trilhas que surpreende do início ao fim, escaladas, rapel, tirolesa, arvorismo, mountain bike, entre outras opções. Além dos cenários naturais encantadores, a estrutura é das mais preparadas para o turismo.

Lençóis

Lençóis é uma cidade considerada a capital turística da Chapada, um local aconchegante que lembra as pequenas e históricas cidades mineiras com um clima delicioso da Bahia. Possui a maior infraestrutura da região e paisagens maravilhosas!.

Cachoeiras

Quer vislumbrar uma das maiores cachoeiras do país e da América do Sul?

Passe pela cachoeira da Fumaça! Durante sua queda de 340 metros, a água se perde no ar oferecendo uma vista esfumaçada que encanta os visitantes, principalmente na época de chuvas. Localizada no Vale do Capão entre os municípios de Lençóis e Palmeiras.

Cachoeira do Mosquito, situada no Complexo Turístico Fazenda Santo Antônio, pode ser vista de um mirante, é uma trilha de fácil acesso e pode ser feita com crianças e cadeirantes, com uma queda d’água de 50 metros de altura, além de proporcionar um fascinante banho também é bem propícia para a prática de rapel. O passeio pode ser combinado com uma visita à Serra das Paridas, com quatro sítios históricos repletos de pinturas rupestres. Linda mesmo quando não está tão cheia devido o clima

Cachoeira do Sossego considerada uma das mais belas da Chapada Diamantina, o percurso inicia por uma bela trilha de seis quilômetros e continua por mais dois quilômetros pelo leito do Rio Ribeirão, escondida num vale de cânions e todo o esforço para chegar até ela é recompensado quando se vê a enorme queda d’água que mede 15 metros de altura. Com águas geladas e transparentes. Um mergulho nas águas da Cachoeira do Sossego é obrigatório e estimulante.

Gastronomia

Na Chapada Diamantina você vai encontrar uma gastronomia cultural típica dos garimpeiros. A região ficou muito conhecida pela sua intensa atividade do Garimpo e hoje resta a preservação desta cultura, visto que a cidade se tornou referência turística.

É uma culinária rica em raízes, grãos, folhas e frutos, acompanhados da carne, itens que estão sempre presentes no cardápio, são diversos pratos típicos que agradam aos locais e aos turistas.  Um dos pratos mais tradicionais da região é o Godó de Banana, um ensopado feito com carne de sol e banana-verde, tradicionalmente acompanhado com arroz, feijão, farofa e salada.

Possui também uma forte tradição no plantio de café com grãos reconhecidos pela excelência, oferecendo um café ‘’gourmet’’, que devido a região possui um sabor mais adocicado. Não deixe de saborear o delicioso café!

Esse destino também oferece a melhor cachaça da região da Chapada Diamantina, que é reconhecida por sua qualidade de produção e sabor, sendo inclusive muito exportada como produto típico brasileiro.

Gostou do nosso artigo? Conheça os lugares para viajar no Brasil aqui em nosso site e pacotes com ótimos preços para sua viagem!

Aproveite também nossos pacotes de passeios, viagens, hospedagens e muito mais. Compre seu pacote aqui.


Programe sua viagem

Procurando os melhores preços?

Você sabia que ao comprar diretamente do nosso site nós ganhamos uma comissão? O mais legal é que você não paga a mais por isso e ainda nos ajuda a fazer mais artigos de qualidade.

Então vamos lá? Só clicar nos links e reservar.

 

✈ Passagem aérea: CVC, Submarino, Decolar e Latam

🏨 Hospedagem: Hotel Urbano

🚙 Aluguel de carro: Localiza

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Brenda Costa disse:

    Maravilha!!! Sugiro que fale de Boipeba, também na Bahia. Um espetáculo.

    Beijos

  2. Brenda Costa disse:

    Adoro a Chapada. Especialmente pratinha que nos transporta para outra dimensão. Boas lembranças. Obrigada pelo post. Beijinhos

    • admin disse:

      Olá Brenda Costa. Realmente é um lugar lindo que proporciona uma experiência inexplicável. Que bom que gostou do post! Fique a vontade para sugerir novas publicações. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *